segunda-feira, 28 de junho de 2010

Patriotas só na Copa? Por quê?

Olá, criançada do meu Brasil!

Aqui estamos nós, Pimpão e Pão de Mel, felizes da vida pela vitória da Seleção Brasileira frente ao Chile, por 3 a 0, em jogo válido pelas Oitavas-de-Final da Copa do Mundo, que é disputada na África do Sul.

Precisa ver só que bacana... onde quer que a gente vá, encontramos bandeiras, faixas, vuvuzelas, chaveiros, apitos... tudo com as cores da bandeira deste País imenso, que mais parece um continente.

Pena que depois da Copa, esse visual verde-amarelo - que é muito bonito, diga-se - é recolhido, guardado nos armários, baús, para serem usados novamente só daqui 4 anos.

Mas, assim... conversei outro dia com a minha amada Pão de Mel: Como o brasileiro pode ser tão 'patriota' por um único mês e, depois dele, deixar de ser?

Ela ficou surpresa com meu questionamento e disse assim:

-É verdade, Pimpão, essa turminha que veste camisa, boné e exibe a bandeira da nossa amada Nação, podia usar desse patriotismo, por exemplo, em situações do cotidiano, para cobrar cidadania e o cumprimento das leis, das garantias de uma inclusão social, e sem discriminação.

E rebati:

-Pois é, meu amor! Os mais jovens sequer sabem o hino nacional e ficam nessa alegria toda!

Depois dessa conversa, fui às ruas, como bom urso-repórter que sou, para ter certeza sobre o que afirmei à minha amada ursinha.

E fiquei muito triste por saber que estava certo.

Ninguém - eu disse ninguém - sabia que a letra do hino nacional foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, que se trata de uma música de Francisco Manuel da Silva e foi dado por oficial no dia 1º de setembro de 1971, a partir da lei nº 5700.

E mais: não havia quem soubesse cantar o hino corretamente!

Fiquei triste, muito triste, mesmo, amiguinho!

A Pão de Mel, eu e demais ursinhos, sabemos cantar do início ao fim.

E, para que você tenha a chance de aprender, lembrar e não esquecer mais, abaixo, segue um vídeo com o nosso tão belo hino nacional!


Professor Valdir Balbueno interpretando Hino
Nacional Brasileiro em LIBRAS



Beijos para todos do meu amado Brasil!

Pimpão e Pão de Mel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado para Pimpão e Pão de Mel...