domingo, 18 de julho de 2010

Parabéns,Mandela!


Olá, amiguinhos!

Que alegria é poder estar com vocês!

Hoje, eu e o Pimpão acordamos em festa, pois nesta data é celebrado o aniversário de um homem muito importante para a humanidade: Nelson Mandela.

Vocês assistiram a Copa do Mundo na África do Sul?

Um país tão bonito e festivo. Mas nem sempre foi assim e Nelson Mandela é o grande responsável por este cenário bonito que tivemos a oportunidade de ver.

Há alguns anos atrás, a África do Sul sofria com o apartheid, uma política de segregação racial, onde negros e brancos eram divididos e não podiam ocupar o mesmo espaço.

Nelson Rolihlahla Mandela, nascido em 18 de julho de 1918, era um advogado e representante da luta antiapartheid e foi preso por essa causa.

Durante os 26 anos, ele viveu encarceirado. Mandela, com seu espírito ativista, lançou uma campanha para reforçar o movimento antiapartheid: "Libertem Nelson Mandela!"

Este clamor ecoou ao redor do mundo, o que fez aumentar a pressão pela libertação e o fim da opressão que assolava o país africano.

Em 11 de fevereiro de 1990, o presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, solicitou a libertação de Nelson Mandela e a retirada da ilegalidade do CNA (Congresso Nacional Africano). O ato fez com que os dois recebessem, em conjunto, o Prêmio Nobel da Paz, pelo esforço contra a segregação racial.

No ano de 1994, o homem, o mito, o guerrilheiro com o coração de guerreiro pela igualdade, torna-se o primeiro presidente negro da África do Sul.

Festa universal, a vitória da reconciliação sobre o regime segregacionista.

Com o fim do mandato, em 1999, Mandela se afasta da política e passa a cuidar apenas de instituições militantes da igualdade social.

"Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."

Nelson Mandela


Celebre com Pimpão e Pão de Mel e toda a humanidade a primavera 92 de Nelson Mandela.




Beijão!

Pimpão e Pão de Mel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado para Pimpão e Pão de Mel...