sexta-feira, 25 de junho de 2010

Por que falamos Português?



Olá, amiguinhos!

O coração está um pouquinho acelerado, hoje, Brasil e Portugal se enfrentarão em campo, pela Copa do Mundo da África.

Apesar de toda a rivalidade, os dois países têm muito em comum.

Falamos a mesma língua e, o Brasil foi colonizado por Portugal.

Mas, o que vem a ser colonização?

O ato de colonizar, ou seja, quando pessoas de um determinado país ou região vão para uma outra região (desabitada ou com nativos) para habitar ou explorar. No processo de colonização, ocorre a influência ou transferência cultural dos colonizadores para os colonizados e vice-versa.
A partir do ano de 1.500, os portugueses vieram em grandes navegações e chegaram ao Brasil. Naquela época, nós não éramos chamados por este nome. Quem habitava aqui eram os índios.

Mas com a chegada dos portugueses, nos adaptamos ao seus costumes e modos. Uma das características maiores é a nossa língua.

Vocês sabiam que não só Brasil e Portugal falam a língua portuguesa?

Outros países também falam o português, claro, que cada um com suas características especiais. E, por isso, os países que falam este idioma fizeram um acordo ortográfico.



No dia 1º de janeiro de 2009 entraram em vigor, no Brasil, as regras estabelecidas pelo Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

A ortografia é uma convenção social; uma representação gráfica do que falamos. De tempos em tempos, estudiosos decidem e padronizam a melhor e mais lógica maneira de escrever as palavras, na tentativa de unificar as escritas dos diversos povos que falam a mesma língua, como é o caso dos países (Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste) que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP.

Veja o que nossos amiguinhos da turma da Mônica nos ensinam sobre isso:








Vou preparar as coxinhas e os brigadeiros para assistir ao jogo juntinho do Pimpão.



Um grande beijo!

Boa sorte,Brasil!

Pão de Mel

Um comentário:

  1. Muito Boat Tarde. É um prazer visitar o seu blog! Vou vir mais vezes. Gostaria (se fosse possivel) que divulgasse o meu blog pelos seus amigos e conhecidos e a quem quiser que se torne seguidor. Abraço!

    http://quadratura-do-circulo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe o seu recado para Pimpão e Pão de Mel...